A Prefeitura de Contagem, em parceria com a VLI Multimodal e o Viaduto das Artes, apresenta a Estação das Artes, novo espaço cultural da cidade localizado na antiga Estação Ferroviária Bernardo Monteiro. A inauguração acontecerá na próxima terça-feira (25/6), a partir das 10h, com entrada gratuita e aberta ao público. Além de conhecer o novo espaço, os visitantes também poderão acompanhar a abertura da exposição "Estação de Memórias".
A Estação das Artes é um espaço cultural que, além da galeria de exposições artísticas, conta com galpões multiuso que atenderão diversas atividades culturais. Esta é mais uma iniciativa da Prefeitura de Contagem que, desde 2021, já entregou para a população diversos equipamentos culturais como a Casa da Cultura Nair Mendes Moreira, a Casa de Cacos e o CEU das Artes Ressaca.
O secretário municipal de Cultura, Ramon Santos, destacou a importância da revitalização do espaço para toda a população de Contagem, em especial os moradores do entorno do bairro Bernardo Monteiro.
"A revitalização desse espaço foi feita junto à comunidade, escutando anseios, problemas e expectativas. Essa é uma forma de valorizar ainda mais a cultura da nossa cidade, proporcionando ao contagense um novo local, onde poderá usufruir do seu direito de ter acesso à cultura, além de fortalecer o sentimento de pertencimento do cidadão para com a cidade”, ressaltou.
Patrimônio de Contagem, a Estação Bernardo Monteiro faz parte da história da cidade e está ligada à sensação de pertencimento dos moradores - Fotos: Luci Sallum/PMC
Segundo ele, o município vem mudando seu perfil e se destacando também no que se refere à cultura. “Um dia conhecida como cidade dormitório, Contagem é hoje um município regido pelo presente do verbo ficar, em que o cidadão vive a cidade no horário comercial e aproveita seus encantos nos momentos de lazer", afirmou o secretário.
Leandro Gabriel, artista plástico, fundador e gestor do Viaduto das Artes, vê abertura do espaço como “uma possibilidade para que os moradores de Contagem tenham a Estação Bernardo Monteiro como uma referência de lazer, urbanidade, cultura e cidadania”.
O artista plástico explicou que a missão da Organização Sociocultural (OSC) é revitalizar a área inferior dos viadutos, transformando-os em espaços culturais e de socialização. “Ao longo de uma década, o Viaduto das Artes se consolidou como uma instituição com ampla referência em projetos culturais, que busca a acessibilidade e a inclusão social".
Exposição de memórias ferroviárias
Chegadas e partidas. Memórias de uma cidade. A história de Contagem está entrelaçada ao movimento de ir e vir pavimentado pelos trilhos da estação Ferroviária Bernardo Monteiro. Para ilustrar o trajeto diário de quem lá chegava, vivia e trabalhava, a exposição "Estação de Memórias" faz um resgate dos rastros e lembranças dos moradores do entorno da estação ferroviária, valorizando as lutas, amores e miudezas cotidianas desses cidadãos.
A exposição "Estação de Memórias" é uma iniciativa da VLI Multimodal, que está em acordo com as ações de responsabilidade social da empresa, realizada pela Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC). Com recursos do audiovisual e interatividade a exposição terá espaço fixo no novo equipamento cultural.
Serviço
Abertura da Estação das Artes - Estação Ferroviária Bernardo Monteiro
Data: 25 de junho - terça-feira
Horário: 10h